Contador de Visitas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011



Educadores Ambientais Levantam Situação da Rede Hidrográfica de Anápolis

Os educadores ligados à Secretaria Municipal de Educação, participantes do Curso de Formação de Educadores Ambientais, tiveram a terceira aula de campo que versou o tema Caminho das águas, tendo como objetivos específicos o trabalho de caracterização da rede hidrográfica do Município de Anápolis a partir da identificação das microbacias, principais cursos de água e a observação dos principais impactos antrópicos sobre os cursos de água existentes na cidade de Anápolis.

Os cursistas fizeram um trajeto extenso que compreendeu os parques Ipiranga, JK, Onofre Quinan e Mirante Jardim Progresso, e ainda os córregos Água Fria, Antas e Córrego dos Cesários.

Cada ponto hidrográfico visitado foi detalhadamente estudado pelos cursistas, observando entre outros os aspectos estudados relativos à expansão imobiliária, privatização do espaço público, ocupação do solo, problemas de drenagem e ocorrência de enchentes. Impactos nas áreas próximas como erosão, ravinamento e voçorocamento, problemas de infraestrutura, vegetação ciliar, ocupação irregular e ação do poder público. O contexto histórico e espacial do Córrego das Antas, erosão e o assoreamento do curso de água, o despejo de dejetos, a ocupação das margens, a vegetação ciliar e as iniciativas de recuperação, possibilidades de recuperação e viabilidade da área para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e a intervenção do poder público.

A primeira aula do Curso de Formadores Ambientais ocorreu no dia 19 de novembro, na Escola Agrícola, e teve como temas da exposição “Hortas Agroecológicas” e a fabricação de “Tijolos Ecológicos”; a segunda aula, no dia 29 de novembro versou sobre o tem “Caminho do Lixo”, quando abordaram a questão do aterro sanitário e a impropriedade dos lixões; e agora, na terceira aula, dia 02 de dezembro, o tema escolhido foi o Caminho das Águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário