Contador de Visitas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

CAMINHO DAS ÁGUAS

 PROJETO CAMINHO DAS ÁGUAS



A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a UEG iniciou o projeto Caminho das Águas realizado no Central Parque, o projeto envolveu os professores de Geografia da rede municipal de Educação que tiveram a oportunidade de analisar as condições da mata e do principal manancial localizado no interior do parque, o Córrego das Antas.
Sob orientação os educadores verificaram a situação de degradação do solo em razão da falta de vegetação e da exposição das raízes de árvores de grande porte, e os níveis de assoreamento do Córrego das Antas.
Estudaram também a formação da mata do Central Parque, a qual é remanescente da Mata Atlântica, possuindo árvores de madeira nobre.
O caminho das águas levou à delegação a outra área de preservação ambiental, o Clube Ipiranga, onde os professores puderam contemplar as inúmeras nascentes que dão origem ao Córrego Ipiranga. O detalhe observado é que as nascentes do Clube Ipiranga, são conservadas e os cursos d'água são definidos pela própria natureza. A parte antiga do Clube conserva as piscinas de água natural, formada por minas, as quais já foram palco de disputas olímpicas do município. No Parque Ipiranga os professores de Geografia contemplaram os dois belos lagos formados pela junção das nascentes. No local a comunidade desfruta de lazer e da prática de esportes.
A trajetória dos professores foi encerrada no Núcleo Ambiental do Parque Ipiranga, onde receberam as informações que concretizavam a prática, ministradas pela professora Doutora  Janis, que apresentou as microbacias que compõe o município de Anápolis e repassou material em mídias, onde os professores poderão utilizar em sala de aula enriquecendo a suas práticas pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário