SEMED
terça-feira, 31 de maio de 2011
Nota aos funcionários e pais do CMEI Maura Helena
SEMED
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Entrega dos kits de uniformes na E. M. Dep. José de Assis
Os pais participaram de uma reunião e em seguida se dirigiram às salas onde receberam o Kit e assinaram a ata de entrega.
O Kit contém uma bermuda, uma jaqueta e duas camisetas.
Olha só a felicidade dos alunos...
Escola Viva na E. M. Deputado José de Assis
Abaixo algumas imagens do evento.
Comemoração ao dia das mães na E. M. Rosevir Ribeiro de Paiva
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Quebra de recordes no Projeto Zatopek
terça-feira, 24 de maio de 2011
Errata: Simulado da Prova Brasil
Língua Portuguesa:
- Questão 11 - resposta certa letra B
- Questão 29 - resposta certa letra A
- Questão 36 - resposta certa letra B
Pedimos desculpas pelos transtornos.
II Rede de Aprendizagem
sábado, 21 de maio de 2011
Projetos desenvolvidos no C. M. E. I. Maura Helena
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Semana das mães no C. M. E. I. Maura Helena
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Educação de Anápolis no IV EDIPE
O GENTE- Anápolis, é um grupo formado por professoras da rede municipal de Educação e se reúne desde Dezembro de 2009 para estudar assuntos relacionados à aplicação da tecnologia nas escolas, em especial as de Anápolis.
Disponibilizaremos o artigo, na íntegra, em nosso blog: http://estudotecnologia.zip.net onde outros trabalhos do grupo também estão publicados."
Nota sobre o Projeto Cartão Postal. Por Profª. Lanna Caixeta
Parabéns a todos pelo trabalho!!!
terça-feira, 10 de maio de 2011
Semed realiza novo encontro pedagógico
Cronograma define data de entrega dos 1700 notebooks
Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura começa nesta quinta feira, 12 de maio, a entrega dos notebooks aos professores contemplados nesta primeira etapa do Projeto Professor Conect@do.
Para facilitar a entrega dos computadores e não provocar tumultos e atropelos, a Secretaria de Educação elaborou um cronograma, já encaminhado às Escolas.
A entrega será feita nos dias 12, 13, 16 e 17, das 08 às 12 e das 14 às 18 horas, na sede da Secretaria. A cada dia serão recebidos os professores de cerca de 20 escolas. Os professores dos CMEIs receberão seus Notebooks nos dois últimos dias.
O programa Professor Conect@do tem por objetivo oferecer ferramentas modernas e adequadas para auxiliar os professores na elaboração de suas aulas, visando o melhor aprendizado dos alunos da rede municipal, melhorando, também a qualidade de ensino ministrado nas escolas municipais.
Ao todo serão entregues 1.700 notebooks para os professores do município que estão em regência de classe.
Parabéns para a Secretária Virgínia
O aniversário natalício da professora Virgínia Melo, comemorado em 9 de maio, foi festivamente celebrado pela sua equipe da Secretaria Municipal de Educação, organizado pela Gerência de Eventos. A festa teve lugar no auditório do Centro de Formação dos Profissionais de Educação (CEFOPE), no Bairro Jundiaí, no final do expediente de segunda feira, 9.
A secretária Virgínia foi atraída para o local sob o pretexto de que ali ocorreria uma reunião com os gestores. Ao chegar, foi surpreendida com a manifestação de carinho de sua equipe. Com direito a bolo e presentes, a professora foi exaltada pela conquista de nova idade, pelo seu trabalho que tem se destacado, e pela simplicidade e coleguismo no trato com seus subordinados.
Outra comemoração
Nesta terça feira as gestoras dos Centros Municipais de Educação Infantil se reuniram com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, para uma confraternização. O café da manhã foi organizado para comemorar o Dia da Mães, celebrado domingo,dia 08. O evento teve lugar no Parque Ipiranga.
Novo plantio de árvores
A Escola Municipal João Luiz de Oliveira, que neste ano de 2011 comemora 42 anos de existência, está desenvolvendo uma programação especial coordenada pela professora Lídia Carla do Nascimento, envolvendo os 603 alunos, professores e servidores. Trata-se da Gincana pela Vida, cuja proposta é a de arrecadar alimentos não perecíveis para distribuir em creches e asilos de idosos; e ração e vacinas que serão doadas para a ASPAAN (Associação de Proteção dos animais – Anápolis).
No dia 18, dentro da programação festiva, haverá mais uma edição do projeto Árvore Para Todos, que vem sendo executado pela Prefeitura Municipal, visando a completa arborização da cidade.
Desde o ano passado que o projeto vem sendo realizado junto às escolas do município, com a parceria das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente. Centenas de mudas já foram plantadas pelos alunos juntamente com o pessoal técnico da Secretária do Meio Ambiente. Sob o lema “Eu planto, eu cuido”, os alunos são motivados a acompanhar o crescimento da árvore que plantaram.
O evento festivo d Escola João Luiz de Oliveira está programado para terminar no dia 25 de maio, informa a diretora, professora Lídia Carla.
Anápolis marcará presença na 7ª OBMEP
A Prefeitura Municipal de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação está incentivando os professores de matemática da rede municipal a estimularem seus alunos a se inscreverem para a 7ª 7a. OBMEP - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. As inscrições estão abertas e podem ser feita até dia 03 de Junho. A inscrição na primeira fase da OBMEP deverá ser feita pelas escolas, somente mediante preenchimento (on line) da Ficha de Inscrição (site www.obmep.org.br).
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
A OBMEP foi iniciada em 2005, e a cada ano vem crescendo em interesse e participação, criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Dentre as realizações da OBMEP, destacam-se: a produção e distribuição de material didático de qualidade; o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado); a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais; e a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias de premiação;
No ano passado, cerca de 20 milhões de alunos de todo o país participaram. Anápolis não fica de fora, considerando a importância do evento para fazer com que os alunos se interessem mais pela área de matemática.
Calendário da OBMEP:
18 de abril - Abertura das inscrições
03 de junho - Encerramento das inscrições
16 de agosto - Provas da 1ª Fase
(horário definido pelas escolas)
26 de agosto - Data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase.
03 de outubro Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas.
03 a 21 de outubro Período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase.
22 de outubro- Provas da 2ª Fase
15 de dezembro Divulgação dos premiados.
Premiação
Os alunos premiados segundo sua classificação. Receberão Medalhas de Ouro, de Prata e de Bronze; Bolsas de Iniciação Científica Jr., do CNPq, e troféus.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Prova Brasil 5º Ano - Simulado a ser aplicado nos dias 24 e 25 de maio
Concursados se apresentam
A Prefeitura alerta sobre o prazo para os novos concursados se apresentarem e procederem a sua lotação nas unidades escolares componentes da rede municipal. O prazo determinado pelo edital do concurso, vence no dia 18 deste mês.
Os concursados devem se apresentar no setor Recursos Humanos da Prefeitura munidos de documentação e exames médicos solicitados.
3ª feira, dia de Trilha de Educação Ambiental
Está confirmada para esta terça-feira 10/05, a participação da Escola Municipal Rodolf Mikel Ghannan no Projeto Trilha de Educação Ambiental. O projeto é viabilizado graças a parceria da Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal de Educação/Assessoria de Educação Ambiental com a empresa AMBEV e a UEG, e visa despertar os estudantes para a preservação ambiental a partir do conhecimento prático dos componentes do meio ambiente – nascentes, vegetação, solo.
A trilha é feita pelos alunos da segunda fase do Ensino Fundamental em uma área de preservação ambiental, por onde passa o Córrego das Antas, recentemente recuperada pela AMBEV.
O projeto será realizado durante todo o mês de maio, sempre às terças-feiras, informa a professora Eucárice Cabó, assessora de Educação Ambiental da SEMED, que acompanha o grupo.
A Prefeitura transporta os estudantes em ônibus do Programa Transporte Escolar até a área a ser visitada, AMBEV patrocina o lanche e a UEG participa com os monitore que vão ministrando ensinamentos aos alunos.
Diretores são orientados para elaborarem o PDE
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, reúne em dois grupos, nesta segunda e terça-feiras, todos os gestores das Escolas Municipais a fim de repassar-lhes as orientações necessárias à elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). O PDE é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho.
Considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola, o PDE constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro. Em síntese, visa a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
O Plano de Desenvolvimento da Escola tem apoio do Ministério da Educação. Em Anápolis, o PDE-Escola conta com o apoio também da Prefeitura Municipal, que investe na educação, com o objetivo de priorizar o atendimento às escolas 36 municipais que ainda apresentam Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aquém do satisfatório.
A partir da elaboração deste Plano de Desenvolvimento que vigora durante dois anos, as escolas passam a elaborar o seu Plano de Ação, cujo objetivo geral é o de nortear o trabalho na unidade escolar, apresentando como objetivos específicos o fortalecimento da autonomia da gestão escolar, a partir de um diagnóstico dos desafios de cada escola, definindo um plano de gestão para a melhoria dos seus resultados, com ênfase na aprendizagem dos alunos. Além da melhoria da prática pedagógica, uma das diretrizes do PDE-Escola é a promoção de toda a comunidade escolar, inclusive das famílias, no acompanhamento da educação.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Faltam 13 dias para concursados se apresentarem
A Prefeitura alerta sobre o prazo para os novos concursados se apresentarem e procederem a sua lotação nas unidades escolares componentes da rede municipal. O prazo determinado pelo edital do concurso, vence no dia 18 deste mês, acarretando, para os que porventura não se apresentarem, a perda da vaga conquistada no processo seletivo.
Desde o dia 25 de abril que o movimento o setor de Recursos Humanos da Prefeitura vem aumentando, com a lotação dos interessados no serviço conquistado, mas os servidores do setor, responsáveis pelo atendimento dos futuros colegas, estimam que o movimento se acentue nos últimos dias do prazo.
A lotação dos novos servidores resulta em cobertura dos déficits de professores e servidores administrativos, o que, por conseguinte, resultará em melhoria dos resultados nas escolas e creches.
Escola Rodolf Mikel Ghannan participa da Trilha de Educação Ambiental
Está confirmada para o dia 10, terça feira vindoura, a participação da Escola Municipal Rodolf Mikel Ghannan no Projeto Trilha de Educação Ambiental, iniciada no dia 03 deste mês com a Escola Paroquial Santo Antônio. O projeto é viabilizado graças a parceria da Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal de Educação/Assessoria de Educação Ambiental com a empresa AMBEV e a UEG.
A trilha é feita pelos alunos da segunda fase do Ensino Fundamental em uma área de preservação ambiental, por onde passa o Córrego das Antas, recentemente recuperada pela AMBEV.
Os estudantes são levados pelo ônibus do Programa Transporte Escolar até a área a ser visitada. De lá seguem a pé pelas trilhas, acompanhados dos seus professores de geografia e ciências, e da professora Hélida, do curso de Biologia da UEG. Durante o percurso, os alunos têm uma aula de geografia e ciência em campo, conhecendo detalhes do cerrado goiano, dos cursos de água.
Para garantir a segurança das crianças e adolescentes , os organizadores da Trilha exigem que eles compareçam vestidos adequadamente, com roupas que cobrem todo o corpo, sapatos fechados e usem caneleiras, para proteção de eventuais imprevistos com animais peçonhentos, galhos rasteiros que possam lhes ferir as pernas, pedras que eventualmente possam lhes ferirem os pés.
Não é permitido que levem lanche, pois a empresa parceira fornece frutas e refrigerantes; e não é permitido fotografar os ambientes.
O projeto será realizado durante todo o mês de maio, sempre às terças-feiras, informa a professora Eucárice Cabó, assessora de Educação Ambiental da SEMED, que acompanha o grupo. O calendário do projeto prevê a participação das Escolas Municipais Rodolfo Mikel Ghannan, no dia 10 de maio; Ernst Heeger, no dia 17; Pedro Ludovico, no dia 24; e Moacyr Romeu Costa, no dia 31, fechando o Projeto Ambiental, que poderá ter continuidade no segundo semestre. Ao todo 200 alunos estarão participando da pesquisa de campo.
Curso de Gestores e Educadores termina nesta sexta feira
Termina nesta sexta feira, 06/05 o VIII Curso de Gestores e Educadores de Anápolis e dos 38 municípios da área de abrangência do município-sede (Anápolis). O curso, aberto na segunda feira, dia 02, pela secretária Municipal de Educação de Anápolis, professora Virgínia Melo, é realizado no auditório do Estância Parque Hotel. Foi promovido através de parceria da Prefeitura /Secretaria de Educação / Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial (MEC/SEESP), e conta com a participação de todos os envolvidos no processo educacional inclusivo: professores, gestores e coordenadores técnicos, e coordenadores pedagógicos.
Termina com saldo positivo, avalia a Secretaria Municipal de Educação, visto que, através dos conteúdos ministrados nas palestras, discutidos nas rodas de debates, painéis e oficinas, os professores adquiriram mais conhecimento que contribuirão com sua formação acadêmica, resultando em melhor atuação em campo, ou seja, na sala de aula, junto ao aluno.
O entendimento do MEC, que é o mesmo da SEMED, é o de que uma educação de qualidade só se faz quando todos estão incluídos.
Educadores de Anápolis e de Água Fria de Goiás, Araçu, Buritinópolis, Campo Limpo de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá, Damianópolis, Dianópolis, Gameleira, Goianésia, Heitorai, Hidrolina, Inhumas, Itaberaí, Itaguaru, Itauçu, Jesúpolis, Luziânia, Mambaí, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Ouro Verde, Padre Bernardo, Palmelo, Petrolina de Goiás, Pirenopólis, Santa Rosa, Santo Antônio do Descoberto, Santo Antônio de Goiás, São Domingos, São Francisco, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Simolândia, Teresina de Goiás e Valparaíso de Goiás tiveram, neste evento a oportunidade de aumentar seus conhecimentos e trocar experiências.
Alunos da rede municipal participam de projeto de prevenção ao crack
“O crack devora tudo o que você tem, a começar pela cabeça”. Este será um dos apelos a serem reforçados junto às crianças e adolescentes de Anápolis durante a execução do projeto que visa combater o uso do crack. Denominado “Anápolis pela vida e contra o crack”, o projeto tem o total apoio da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Será realizado nos dias 16 e 17 deste mês, com as atividades envolvendo os alunos ocorrendo no Teatro Municipal, nos turnos matutino e vespertino. Eles terão palestras e informações detalhadas sobre as drogas, seus efeitos degenerativos no organismo, seus efeitos destrutivos na vida escolar, na família.
O projeto “Anápolis pela vida e contra o crack” será viabilizado graças à união de várias entidades com o poder público. Estão envolvidos nesta campanha: a Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, o Ministério Público, através da 9ª Promotoria de Justiça – Curadoria de Saúde -, as Promotorias Criminais, a 13ª Promotoria de Infância e Juventude, o Poder Judiciário, através do Juizado da Infância e Juventude, o CAPS Álcool e Drogas, as Fundações Frei João Batista Vogel e James Fanstone, as Rádios São Francisco e Manchester, as Tvs Canal 5 e TV Tocantins, e a Cruzada pela Dignidade.
Aproximadamente mil crianças e adolescentes da rede municipal estarão participando das palestras e se tornando multiplicadores das informações junto aos seus colegas, junto aos amigos, familiares e vizinhos, iniciando o processo de conscientização sobre a prevenção e combate às drogas, sobretudo o crack, o grande desafio da atualidade.
Mais sobre o crack
O crack é uma droga relativamente nova. Surgiu no Brasil no final da década de 80 e se disseminou rapidamente, e já no início dos anos 90 mais de 400 mil pessoas já haviam experimentado a substância entorpecente. Hoje já se tornou uma calamidade, um problema de saúde pública, pois já são mais de dois milhões de usuários, não obstante os malefícios da droga.
Os efeitos do crack são devastadores. É uma droga que causa dependência muito rapidamente, necessitando apenas 15 segundos para chegar ao cérebro e produzir sensação ilusória de euforia; o usuário se torna agressivo, mente, rouba, se prostitui para comprar a droga; não come e não dorme direito, ficando fraco e vulnerável a várias doenças; sofre perda de memória, e, por conseguinte, de concentração; tem oscilações de humor, psicose, paranóia, alucinações e delírios e pode morrer por doenças casuísticas ou pela violência do próprio ambiente.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Palestra de Educação Ambiental
Parceria Secretaria Municipal de Educação, Universidade Estadual de Goiás e AMBEV
C. M. E. I. Cibele Teodoro Telles inaugura biblioteca Regina Pontes
Entrega de notebooks confirmada para 6ª feira
Através da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura confirma para esta sexta feira, dia 06 de maio, às 09 horas no Teatro Municipal, o início da entrega dos 1.700 notebooks aos professores da rede municipal. Beneficiados com o projeto Professor Conect@do.
Este projeto tem o objetivo de implantar recursos computacionais para que o professor possa utilizá-los como ferramenta de trabalho didático-pedagógico, inserindo-o o mudo digital.
Os computadores serão disponibilizados pela Prefeitura aos professores da rede municipal com o objetivo de valorizá-los, incentivá-los a aprender ainda mais a informática, dominar o computador como ferramenta pedagógica, e aperfeiçoar suas aulas visando melhores resultados no aprendizado dos alunos.
Nesta primeira etapa da entrega serão repassados 551 computadores portáteis aos professores que estão em regência de classe e que participaram recentemente do curso de Formação na área de Educação e Tecnologia. Com o curso, os professores participantes da adquiriram conhecimento, agora recebem seu computador e concluem a segunda etapa do curso, completando 40 horas/aula.
Receberão seu notebook 383 professores regentes de classe nas escolas municipais e 168 dos Centros Municipais de Educação Infantil. Os demais professores receberão seu notebook em uma segunda etapa, em data anda não definida.
Avaliando a importância do computador nas mãos do professor, a assessora de Educação e Tecnologia da SEMED, Mary Aurora Marcon, diz que “O computador é uma ferramenta de ensino aprendizagem; e sua posse e uso contínuo, farão com que o professor tenha familiaridade com a ferramenta para melhorar suas aulas, ter desenvoltura no laboratório de informática, manusear o data-show, e será também um incentivo para ele continuar trabalhando com criatividade”
Várias ações foram tomadas pela prefeitura para que este projeto se tornasse realidade. Entre estas ações, destacam-se a implantação dos laboratórios de informática nas escolas e instalação de banda larga, bem como aquisição de softwares para as escolas.
Educacenso 2010/2011 começa neste mês
A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia neste mês o trabalho de levantamento de todos os dados das escolas: alunos, turmas, docentes, auxiliares de educação infantil, profissionais e monitores de atividade complementar. O Educacenso 2010/2011 tem os objetivos de fornecer informações estatístico-educacionais para realização de análises, diagnósticos e avaliações sobre a educação brasileira e orientar a definição de políticas educacionais.
O trabalho será aberto oficialmente no dia 25 de maio, instituído pelo Ministério da Educação como "Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica".
O Censo Escolar da Educação Básica de 2011 será realizado via Internet e todas as Escolas e Centros de Educação Infantil deverão participar, em caráter obrigatório. Em Anápolis 84 escolas e CMEIS pertencentes à Rede Municipal estarão participando, sob a coordenação da Secretaria de Educação, acompanhados e orientados pela assessora do Departamento de Estatística da SEMED, professora Maria Aparecida Rodrigues.
As escolas terão até o dia 14 de agosto para concluir o Censo e o enviar os dados preliminares ao Ministério da Educação, para publicação no Diário Oficial da União, em primeiro de setembro. Após cinco dias da publicação preliminar dos resultados no Diário Oficial da União, os relatórios por escola no Sistema Educacenso será franqueado aos gestores municipais e estaduais.
A reabertura do Sistema Educacenso na Internet somente para conferência e correção de erros de informações prestadas no período de coleta será feito 30 dias após a publicação dos resultados preliminares na imprensa oficial.
O MEC definiu para o dia primeiro de fevereiro de 2012, a abertura do módulo “Situação do Aluno no Sistema Educacenso”, na Internet, para entrada de dados de rendimento e movimento escolar dos alunos declarados ao Censo Escolar 2011.
Inclusão Social no aterro sanitário
Através do Programa Brasil Alfabetizado em parceria com a Empresa Delta Construtora S/A, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem realizando um espetacular trabalho de alfabetização e inclusão de pessoas que trabalham no aterro sanitário da cidade.
O Programa Brasil Alfabetizado, sob a gestão da professora Virgínia Melo, secretária da Educação, e sob a coordenação da professora Mara Luce Dezzen, aos poucos vem tirando as pessoas da condição de analfabetas. Através da parceria formalizada pela Prefeitura/Semed com a empresa Delta, o número de beneficiários vem crescendo. Dispondo de recursos próprios, a Empresa construiu uma sala somente nos domínios do aterro sanitário, somente para esta finalidade.
Com o local adequado para as aulas, o número de alunos vem crescendo, aumentando a conscientização acerca da conquista de uma vida de melhor qualidade. Mara Dezzen observa que “esta parceria tem sido muito importante para essas pessoas, pois está possibilitando uma melhor qualidade de vida e valorização dos mesmos como seres humanos sem qualquer discriminação”.
O objetivo do Programa Brasil Alfabetizado é atrair muito mais pessoas no segundo semestre, se transformando em uma sala da EJA - Educação de Jovens e Adultos -, atraindo não somente os trabalhadores do aterro sanitário, como também jovens e adultos da comunidade local. “Aos poucos estas parcerias conseguem tirar essas pessoas da condição de "não alfabetizados" para pessoas com senso crítico, dando a eles poder fala na sociedade, onde não era possível em outras épocas por causa da discriminação”, observa a coordenadora.