Contador de Visitas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Escola conecta alunos com escritor português através de webconferência

A professora Cleibiane de Souza Santos, do 4° ano da Escola Municipal Lindolfo Pereira, com a anuência da equipe gestora da  e da Prefeitura de Anápolis por meio da SEMED, conseguiu conectar seus alunos ao escritor português Antônio Pereira Vieira da Silva.
Através do recurso da webconferência, os alunos falaram pessoalmente com o escritor, que apesar da pouca idade, 21 anos, já é renomado na Europa, tendo dois livros publicados.
Falando diretamente da França, onde mora, às 08h30 no Brasil e 12h30 no horário francês, o escritor conversou com os alunos nesta sexta feira, oportunidade em que eles lhe fizeram uma série de perguntas.

O interesse dos alunos pelo escritor começou quando a professora passou a interagir com o jovem poeta pela Internet. Verificando a qualidade do trabalho literário de Antônio Vieira, ela aprofundou-se no seu estudo, tendo recebido dele a sua primeira publicação, com o título “Algo sobre mim, algo sobre nós”.
O livro, então passou a ser utilizado em estudos na sala de aula. Os estudantes se empolgaram ainda mais quando o autor português escreveu a poesia “Primavera” (abaixo) dedicada a eles.


A webconferência desta sexta feira inaugurou uma nova era na vida destes pré-adolescentes, que se entusiasmam cada dia mais com a literatura e com os recursos oferecidos pela tecnologia e que lhes são acessíveis através do Espaço Digital montado na escola.

Primavera

Na primavera
O sol vai chegando,
Iluminando a paisagem
E este meu sentimento de eterno apaixonado,
A chuva é incerta
O sol brilha para mim e para ti,
E no céu, uma pequena nuvem deserta
Faz despertar o amor que nunca senti,
A primavera
Toda ela cheia de cor,
Traz-me a quimera
E leva com ela a dor,
Na pequena Primavera
O amor floresce,
E sem ela não digo nem uma palavra
E tu meu amor, é quem padece,
Beijo a Primavera
Como se tratasse do meu amor,
Para te receber minha doce quimera
E todo o teu calor,
Com a Primavera mais bela
Florescem as flores
E eu já não sei se gosto de ti ou dela
Mas tu es a única que me dá razoes para viver.
- Antônio Pereira Vieira da Silva -


Texto e fotos por Maria do Rosário Vieira

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Agradeço o carinho com que fui recebido nesta escola, e ponho-me a vossa inteira disponibilidade para qualquer evento de apoio social.
    Foi uma honra poder representar o meu país (Portugal), num país (Brasil) imensamente enorme e com muitas qualidades e gosto pela poesia.
    Saudações do outro lado do oceano Atlântico,

    Do sempre.


    António Da Silva

    ResponderExcluir
  2. na rede municipal existem varias pedras preciosas, e prof. cleibianne é a prova concreta de que educar depende tambem de criatividade....parabens

    prof. markus bonfim - escola viva

    ResponderExcluir