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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Semed ministra capacitação para professores de AEE e Cuidadores

A Secretaria Municipal de Educação investe no aperfeiçoamento dos profissionais de AEE promovendo cursos, reuniões, oficinas e capacitações de modo a tornar os profissionais melhores preparados para atender as necessidades do aluno com deficiência física, mental, auditiva e visual completa e parcial, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
As atribuições do AEE (professor de Atendimento Educacional Especializado) com o coordenador pedagógico e as atribuições do cuidador, foram os assuntos da reunião realizada nas dependências do Centro de Formação dos Profissionais em Educação (CEFOPE), com a equipe pedagógica da SEMED.
O professor de AEE tem por atribuições identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando necessidades específicas; elaborar e executar plano de AEE; organizar o tipo e o número de atendimento; acompanhar a funcionalidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade; estabelecer parcerias com áreas intersetoriais; orientar professores e familiares sobre o uso dos recursos utilizados pelos alunos. É necessário também estar articulado com os professores do ensino regular, com a família, com os serviços setoriais da saúde, da assistência social objetivando preparar e executar um plano de ação que identifique as necessidades educacionais específicas dos alunos.
Igualmente o cuidador tem função específica na escola. Sua presença garante que o aluno com limitações de comunicação, de orientação, de compreensão, de mobilidade, de locomoção ou outras limitações de ordem motora, possa realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos educadores durante as aulas e nos períodos extra-classe, viabilizando assim sua efetiva participação na escola.
Ao cuidador cabe a tarefa de zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer do aluno assistido, auxiliando-o parcialmente ou não, a se alimentar, se locomover, manipular objetos, sentar-se, levantar, escrever, digitar, brincar, comunicar-se e orientar-se espacialmente.
Na próxima reunião, desta feita nas dependências do Centro Municipal de Apoio ao Deficiente estes profissionais serão orientados acerca das síndromes de Rett, Asperg e Goldenberg. 

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