Contador de Visitas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Educação Infantil

PROJETO ALICERCE REPASSA TÉCNICAS PARA PROFESSORES DO BERÇÁRIO

A Prefeitura de Anápolis através da Secretaria Municipal de Educação reúne os 58 professores dos 25 Centros de Educação Infantis Municipais e Conveniados que atuam no berçário, para o primeiro curso de formação continuada do ano de 2012. O curso é uma oportunidade para os professores aperfeiçoarem  e adquirirem novos conhecimentos que vão garantir a qualidade do atendimento às crianças do berçário.
O curso está marcado para os dias 28 e 29/02, nas dependências do CEMAD, Centro Municipal de Apoio ao Deficiente (Bairro Maracanã) e abordará o tema “Estimulação e Shantala”.
O curso faz parte do “Projeto Alicerce de estimulação nos berçários”, que tem como objetivo alcançar o bebê nos quatro principais aspectos: físico, emocional, espiritual e cognitivo, fortalecendo seu sistema imunológico e os vínculos afetivos através dos órgãos dos sentidos,  que são os canais de comunicação do bebê com os adultos.
O método da Estimulação consiste em envolver o bebê através dos cinco órgãos dos sentidos, de modo que ele venha a desenvolver a capacidade de compreender as emoções, desenvolver sua inteligência, a sensibilidade, a expressão, a percepção, a coordenação motora, a lateralidade, noções de distância e promover a socialização.

Shantala
A Shantala por sua vez é uma massagem milenar indiana sem registro da data de surgimento, mas descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher paraplégica sentada em calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala. Em homenagem àquela mulher, o médico deu à massagem o nome Shantala.
Pelo seu caráter terapêutico, a massagem é uma técnica utilizada nos CMEIS, sendo atualmente aplicada aos bebês de até um ano. A Shantala favorece a respiração e ajuda o organismo a expelir toxinas, revitalizando o corpo; previne cólicas, prisão de ventre e insônia; tem ação relaxante, atuando diretamente sobre o desenvolvimento psicomotor; e estimulam através da pele efeitos neurológicos, proporcionando uma evolução orgânica e postural, prevenindo vícios de postura e obtendo uma marcha mais firme; e ainda, contribui para o contato afetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário