Contador de Visitas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

SEMED discute com os gestores a proposta de nova jornada de trabalho

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Anápolis reúne nesta 3ª feira, às 14 horas, todos os gestores da rede municipal - das escolas, dos centros municipais de educação infantil e dos centros de educação infantil (conveniados) para debaterem um assunto de extrema importância: a jornada de trabalho na educação.
A reunião acontece no auditório da Secretaria (3° andar), estando presentes todos os membros da comissão encarregada de discutir o assunto em vários encontros.
Há tempo que a jornada de trabalho dos educadores vem sendo alvo de discussões.
Segundo as diretrizes nacionais para a carreira do magistério, elaboradas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a jornada de trabalho do magistério não pode ser maior do que 40 horas semanais em um mesmo cargo. A LDB dispõe que deve ser assegurado, na carreira do magistério, período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho, sem determinar a proporção desse período. As horas-atividade incluem trabalho individual (preparação de aulas, correção das tarefas dos alunos) e trabalho coletivo (reuniões administrativas e pedagógicas, estudos, atendimento aos pais). As diretrizes nacionais não definem que as horas-atividade tenham que ser cumpridas no recinto escolar, mas sim de acordo com a proposta pedagógica de cada escola.
A proposta de Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC) é implementar, gradualmente, uma jornada de tempo integral para os professores, cumprida em um único estabelecimento escolar, de forma a viabilizar 30 horas de atividade em sala de aula, com adicional de 10 horas para outras atividades.


Por Maria do Rosário Vieira.
(Com informações complementares do portal www.educabrasil.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário