Contador de Visitas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Anápolis está entre os 5% dos municípios que concluíram o LSE







Um café da manhã realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação com as presenças do prefeito Antônio Gomide e da Secretária de Educação, celebrou o encerramento com êxito do projeto LSE (Levantamento da Situação Escolar) executado junto às Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal, por exigência do Ministério de Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Para executar o LSE, a Prefeitura mobilizou as Secretarias de Educação, Desenvolvimento Urbano, e Procuradoria Geral do Município. Ao todo, 40 servidores trabalharam no projeto e o concluíram dentro do prazo estabelecido pelo MEC. A propósito, Anápolis está entre os 5% dos 5.564 municípios brasileiros (cerca de 280 municípios) que concluíram o LSE em tempo hábil, realizando o levantamento com todo critério, atendendo todos os parâmetros estabelecidos pelo MEC/FNDE.

O LSE é um sistema de coleta de dados para levantar todas as informações sobre as escolas, verificando as condições da estrutura física, do material didático, dos equipamentos e do mobiliário. O LSE visa, entre outros objetivos, identificar o nível de cumprimento dos índices que compõem os Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola – PMFE de cada unidade da rede; e propor prioridades de atendimento.

Agradecimento

Ao se pronunciar em agradecimento aos servidores, a secretária de Educação Virgínia Melo frisou a importância do trabalho dizendo que com o LSE, a equipe conseguiu a proeza de realizar detalhadamente o diagnóstico de cada escola e centro municipal de educação infantil. “Este levantamento foi muito bem trabalhado e se constitui em uma ferramenta que oferece os subsídios necessários para se fazer um planejamento minucioso que nos possibilitará carrear verbas e benefícios muito maiores para a nossa rede escolar”, observa.

A secretária agradeceu a todos os integrantes da equipe e exaltou os servidores Marcelo Bento, da Procuradoria Geral do Município; Daniel Fortes, da Diretoria de Habitação e Urbanismo; ao engenheiro Mayron Rocha, e às professoras Ivoine Brasil e Ivanete que tiveram atuação decisiva na realização do trabalho. Elogiou também a postura dos gestores que deram toda a colaboração para a realização do LSE. Ivoine Pacheco também exaltou a equipe pela excelência do trabalho realizado. Dizendo acerca da importância do LSE, afirmou que os executantes do projeto “talvez não tenham noção da dimensão do mesmo, tamanha sua importância para o futuro das escolas”.

O prefeito Antônio Gomide fez questão de estar presente no café da manhã, para pessoalmente, manifestar sua gratidão pelo “empenho e desempenho da equipe na realização do LSE”. Declarou que “a Prefeitura fez o dever de casa”; e que, agora, apresentando este documento ao MEC, terá condições de obter uma resposta mais rápida quando pleitear mais recursos para atender as necessidades das escolas.

O servidor Luís Antônio do SIGE (Sistema Informatizado de Gestão Escolar) abriu o café da manhã com uma música e uma oração em agradecimento pela conclusão do trabalho proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário