Contador de Visitas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Semed apóia trabalho da ABEJEL

A professora Virgínia Melo, secretária Municipal de Educação, recebeu convite da Associação Beneficente Jesus Libertador (Abejel) que funciona na Chácara Boa Esperança, antiga Escola Agrícola, para participar da solenidade de graduação do interno Paulo Henrique Rodrigues da Conceição. O jovem, de 18 anos, recebe a graduação ao concluir seu período de recuperação de nove meses junto ao Programa Viva Vida, da Prefeitura Municipal, executado em conjunto com a Abejel, ONG que trabalha com a parceria também do Juizado da Infância e Juventude com o propósito de recuperar menores envolvidos com drogas lícitas e ilícitas.

Através da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura oferece os professores para ministrar aulas para os menores internos, a alimentação, o espaço para a internação, e, por meio do CRAS, assistência aos menores com psicólogos e psiquiatras.

Paulo Henrique é o sexto jovem graduado pelo Programa Viva Vida, ao concluir os nove meses de internação, estando apto para a ressocialização. “Ao término do tratamento, o menor é devolvido ao seio familiar e entregue à sociedade, podendo retomar a vida normal que levava antes de ingressar no caminho das drogas”, diz a servidora Maria Aparecida de Paula, secretária da ONG que é presidida voluntariamente pelo empresário Mauro Lima.

O Programa Viva Vida começou no dia 11 de maio do ano passado com a internação do primeiro menor dependente químico. De lá para cá, 72 menores, encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude, se internaram na Abejel, que apresenta um índice de recuperação de 10%, considerado pelo Juizado como muito bom.

Hoje são 16 menores internos, alguns dos quais reincidentes. “Muitos chegam à Abejel, ficam um dia, uma semana, um mês, rejeitam o tratamento e vão embora, retornando às práticas viciosas, mas depois voltam e recomeçam o tratamento!”, diz Maria Aparecida. Na Abejel eles têm também, além da terapia ocupacional, serviços médicos e dentários. A ONG estende o tratamento terapêutico à família do interno. A cerimônia de graduação de Paulo Henrique está agendada para às 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário