Contador de Visitas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Projeto Horta Agroecológica produz alimentos para a merenda em Interlândia





A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Educação/Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa, localizada no Distrito de Interlândia, executa um projeto ecologicamente correto. Trata-se do Projeto Horta Agroecológica, que visa produzir alimentos pelo sistema orgânico, sem agrotóxicos. A Unidade Escolar é pioneira no desenvolvimento deste projeto que envolve toda a comunidade escolar.

O diferencial desta Horta Agroecológica é a execução do processo de compostagem, que consiste na utilização das sobras dos alimentos da merenda escolar, para adubação dos hortigranjeiros cultivados. Sob a orientação dos professores Eucárice, e Wantuides, os alunos recebem as explicações nas salas de aula e exercitam a prática nos canteiros das hortaliças.

Após o preparo dos canteiros, eles são cobertos com lona plástica e, em dias alternados, os detritos são revirados para que a decomposição ocorra uniformemente. O final do trabalho é a colheita dos produtos saudáveis que são utilizados no preparo da merenda escolar. As plantas ornamentais embelezam o ambiente com suas flores e folhas coloridas, enquanto que as plantas medicinais são utilizadas para combater as pragas, com o seu aroma ou odor:

Na fase da colheita, os professores também aproveitam a circunstância para ministrar aula. Os professores de Língua Portuguesa e Artes exploram o ambiente para buscar inspiração nas produções tanto escrita, quanto artística. A professora Ireni Freitas, do 1º ano, trabalha na horta a letra "C", colhendo cenouras e interdisciplinando o conteúdo do valor dos orgânicos e seus nutrientes. A presença dos alunos na horta é constante, pois a cada disciplina aproveitam para ampliar os conteúdos propostos. (Colaboração professora Eucárice Cabó; fotos: Eucárice Cabó). (mariadorosariovieira - As. Comunicação SEMED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário