Contador de Visitas

terça-feira, 14 de junho de 2011

CMEIS: vacinação contra paralisia infantil



Através do trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, a Prefeitura de Anápolis iniciou a vacinação das crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil. Todas serão imunizadas contra a poliomielite (paralisia infantil). Iniciado nesta segunda feira, dia 13, o trabalho se estenderá ao dia 17, sexta feira.

O objetivo é alcançar 100% das crianças assistidas pelo município através dos CMEIS E CEIS.

Os pais devem enviar o cartão de vacinação dos filhos para que os vacinadores façam a devida anotação no documento.

Mais sobre a poliomielite

A imunização das crianças é feita com uma única gotinha de um medicamento totalmente eficaz contra a poliomielite, porque permite imunidade intestinal e corporal: a vacina Sabin. Criado pelo médico polonês Albert Bruce Sabin, e lançada no mercado no ano de 1961-62, o remédio previne contra a doença infectocontagiosa que é causada por um enterovírus, denominado poliovírus, que acomete as crianças, na maioria dos casos, mas podendo também ocorrer em adultos.

A transmissão desta doença ocorre através de contato direto com as fezes (via fecal) ou gotículas expelidas pela boca da pessoa infectada (via oral).

Sintomas

A poliomielite se manifesta através de sintomas como: febre sem causa aparente, infecções, meningite asséptica, paralisia e óbito. Porém, seu quadro mais comum é a paralisia que afeta em geral os membros inferiores, e esta, costuma surgir de forma súbita, vindo acompanhada de febre, assimetria, flacidez muscular, sensibilidade conservada e seqüela após dois meses do início da enfermidade.

Ambientes onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas são propícios ao vírus. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco.

A poliomielite foi erradicada das Américas em 1994, da região Ocidental do Pacífico em 2000 e da Europa em 2002. Entretanto, persistem focos na África e no Sudeste Asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário