Através da equipe da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, formada pelas professoras Suelene, Elizete, Irene e Nair, a Prefeitura de Anápolis marcou presença nos dias 08 e 09 últimos, no III Encontro dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil da Região Centro Oeste, que terminou com a elaboração da Carta de Goiânia,
documento que registra os avanços da Educação Infantil na região e enumera os melhoramentos pleiteados para o setor. A Carta de Goiânia complementa as Cartas de Belém/PA, e de Campo Grande/MT.
Promovido pelo Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB), e realizado no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, o Encontro debateu vários temas de importância para a Educação Infantil no Brasil. Um destes temas foi dissecado pelo professor Dr. Luiz Fernandes Dourado, da UFG, que abordou a questão do “Novo PNE: Elementos para se pensar uma educação de qualidade”.
Avanços
Segundo a professora Elizete Campos, da Educação Infantil da Rede Municipal de Anápolis, uma presença forte no Encontro foi a da coordenadora Geral da Educação Infantil do Ministério da Educação, Rita de Cássia de Freitas Coelho, que esclareceu várias dúvidas dos participantes.
A servidora do MEC apresentou a Nota Pública sobre o arquivamento do projeto de lei 75/2011, que estimula a criação de creches domiciliares para crianças de até 3 anos, atendendo filhos de mães trabalhadoras que moram na vizinhança; definindo que, para se abrir uma creche a pessoa responsável, denominada mãe crecheira, deverá ter escolarização igual ou equivalente ao ensino fundamental e deverá fazer um curso de no mínimo, 20 horas. A relatora do projeto apresentou parecer contrário, sendo o mesmo arquivado.
Durante o III Encontro dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil da Região Centro Oeste ficou evidenciada a posição de vanguarda de Anápolis em relação aos demais municípios do Centro Oeste. Em termos de Educação Infantil, Anápolis encontra-se à frente de muitos municípios, com mais de 40% dos professores pós-graduados, enquanto que em muitos, os professores têm apenas formação Básica (Ensino Fundamental); Anápolis também avançou em termos de salários, com a aplicação do piso salarial; Plano de Carreira do Magistério Público; formação do Conselho Municipal de Educação e outros benefícios.
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